quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sonhos


Dizem que não devemos desistir dos nossos sonhos. Que por muito inalcançaveis que eles pareçam, mais vale a tristeza de não conseguir, que a vergonha de nunca ter tentado.

Mas até quando devemos persistir? Quantos dias? Meses? Anos?!
Quanta insistência é necessária para fazer as coisas acontecerem? Quanto investimento?

O optimismo alimenta-nos a esperança de um dia alcançarmos os nossos objectivos, e a única barreira que imaginamos existir é a falta de motivação que um dia podemos vir a ter.

Chegamos mesmo a pensar que, enquanto acreditarmos em nós, as coisas vão acabar por acontecer. Talvez não no momento imediato, mas sim quando tiverem mesmo de ser.

A minha irmã sempre me disse "nada acontece por acaso" e a verdade é que, tomando isso como princípio, consegui viver e perdoar mais. Perdoar os outros, e sobretudo perdoar-me a mim mesma.

Mas o problema surge quando confundimos o perdão com a desculpa.
E do dia para a noite, o acaso torna-se a desculpa por não termos feito melhor, a desculpa por não termos conseguido, a desculpa por não ter acontecido. Porque afinal de contas, "se tivesse de ser, tinha sido".

Curioso que nessas alturas, a fé humana é tão profunda que há quem ouse inclusive culpar um Deus no qual não acredita. Ah, porque a vida não é justa e nós não podemos remar contra a maré.

Acabamos por dar razão aos que não acreditaram em nós e fracassamos.

Muitas são as vezes que aproveitamos essa queda para nos erguermos, supostamente mais fortes, e tentarmos de novo. Mas até quando? Até quando é que temos de parecer um boneco "sempre em pé" que teima em não sair do sítio?

A vida continua, as pessoas à nossa volta continuam em frente e nós ficamos no mesmo lugar, a batalhar por um sonho que teima em não se tornar real.
As páginas têm de ser viradas e precisamos de recomeçar capítulos.

Sempre é preciso perceber quando uma etapa chega ao final, e se os sonhos acabam por nos atrapalhar, a única solução passa por desistirmos deles, porque nem que passemos o resto das nossas vidas a tentar, a lutar por algo que não nos tira do mesmo lugar, aquilo por e simplesmente não vai acontecer. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca.

Porque os sonhos são apenas ilusões  nas quais fomos ensinados a acreditar.

12 comentários:

Jorge disse...

"Quando eu cheguei devia ser tarde,
já tinham dividido tudo
pelos outros e seus descendentes.
.................................
Não me deixaram nada
nada mais do que o sonhar.
Eu que sonhasse!"
(A. Negreiros)

Fábio Murilo disse...

"Tente de novo, fracasse de novo, mas fracasse de um jeito sempre melhor". É preciso ter coragem prá reconhecer a inutilidade do caminho, permanecer no erro é burrice. Me faça uma visitinha garota. http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

José Edward Guedes disse...

Eu também sempre um tive um pé atrás com relação aos sonhos. Há sonhos e sonhos, é preciso saber por onde ir, quais são aqueles que realmente devemos querer. É complicado. Muito bom o seu texto, bela e útil reflexão. Abraços.

Cliceli A.Kovalski disse...

Também postei sobre meus sonhos frustrados em minha página. se quiser está convidado a visitar-me!
Belo blog adorei.. estarei acompanhando sempre q possível.
personalidadeinfiel.blogspot.com

jotaleal disse...

Ola Alexandra. Como vai? Realmente é muito bom ter sonhos e correr atrás deles. Se conseguimos concretiza-los ou não só o tempo dirá, mas muito mais importante é viver por um grande ideal. Mas qual seria esse grande ideal. Existem tantos. Eu tenho dois que são os eixos da minha vida: A Paz Mundial, e a Evolução interna da minha vida. Pense nisso, reflita e me escreve se quiser e quando quiser.

sonynhamorena disse...

Vagando nesse universo virtual dei de cara com seu desabafo, que poderia ter sido meu... Hoje postei que este ano estive calada... mas vc ja falo tudo...
Parabéns pelo blog.

Fabiana disse...

Olá Querida.
Legal seu blog. Me deu vontade de comentar. Mesmo as coisas negativas que nos acontecem, servem para tirarmos algum aprendizado. Pergunte-se o que eu preciso aprender com isso?
Após aprendermos o que for necessário , a situação se resolve por si só.
Um abraço.

Agência PSD Designer Ltda. disse...


CONVIDO VOCÊ PARA SEGUIR NOSSO BLOG

psddesigner.blogspot.com.br

OBRIGADO, MARCOS ROBERTO

Têjota Menezes disse...

Creio que nada seja por acaso e creio que até os céticos creem nisto. Mas é por acreditar que nada seja por acaso que tento fazer acontecer.

Não tenho sonhos. Nunca tive. Por mais que isso pareça incrível para outros humanos, acho totalmente natural, pois sempre tive ideais.

Sei separar muito bem o objetivo da meta. A meta é o que traçamos até chegar ao objetivo. O ideal é aquilo que almejamos. Se o objetivo foi alcançado, o ideal é a sua manutenção.

Se teu sonho puder ser dividido em etapas, decerto, ele é um ideal. Portanto, não desista dele. E veja quais das etapas ainda faltam.

Votos brasileiros de felicidade, Alexandra.

Keep blogging.
Mais sucesso.
Têjota Menezes | @loucos_virtude

poesia-grunge-spot disse...

gostei, adorei!! gostava de partilhar ctg o meu blog: http://spot-grunge-soul.blogspot.pt/2013/01/deserto.html

bisy disse...

Verdade. Até quando iremos levar adiante uma coisa, e perder tantas outras por causa desta, e no fim... terminarmos em nada... nem naquilo que sonhamos, nem naquilo que a circunstancia dava para ser...

Habeib Khan disse...

Lols Gag is the the Best Lol Network Ever, where you can every thing is lol and Funny, Troll Images, Funny Vidoes, Prank Peoples, Funny Peoples, Prank Images, Fail Pictures, Epic Pictures, Epic Videos, Prank Videos, Fail Videos and Much More Fun and Entertainment, Lols and Gags, Lol Pictures, Lol Videos, Funny Pictures, Lol is the Laugh out of Laugh where you can Fun Unlimited and Laughing Unlimited.
lolsgag.com