sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Um devaneio espontâneo mas sentido

A respeito da Praxe, da DG, do estado do País e da Greve de hoje, numa discussão (saudável, para quem ainda dúvida que existem!) sobre o tema, escrevi o seguinte numa rede social:


" eu sou suspeita a falar no assunto. porque ja tive milhares de discussões sobre isto.
tenho orgulho de ter sido estudante de Coimbra. tenho vergonha de me ter oprimido perante uns "badamecos", desculpem a expressão, que adquiriram o estatuto de "Dr" graças à sua "inteligência" visível no número de reprovações que nem se quer sabem a história daquilo que envergam.
quando comecei a ganhar coragem, levantei a voz e disse "basta!". não disse "basta" à Praxe. porque felizmente, na minha faculdade, é mesmo de integração.
disse "basta" a toda aquela ignorância dos "Drs".
Não sabiam a História da Praxe. Não sabiam a origem do Traje.
Não sabiam se quer que a Cabra (ai minha Cabra!) não era um estado alcoolico!

Pedi-lhes para sentirem Coimbra,
puseram-me de 4 no chão.
Pedi-lhes para viverem Coimbra,
deram-me uma cerveja para a mão.
Perguntei-lhes que festa era aquela,
mostraram-me corpos tombados no chão.
Perguntei-lhes pelo espírito académico,
mostraram-me o extracto da Associação.

Custa-me tanto ter nascido, vivido e estudado numa Cidade onde o Amor se fez "com a linda Inês", onde a Despedida é mais que um Adeus, é um eterno volto já...onde as Capas Negras são de Saudade de momentos aqui vividos, e não símbolo de autoridade de quem nem se quer sabe que uma serenata ao luar é das coisas mais tristes e ao mesmo tempo bonitas que alguém pode escutar.
Fico inspirada no que toca a este assunto. ai!"

1 comentário:

Sigma Gamma disse...

Eu não diria melhor... Back in 1984 a 1990, na Universidade do Porto, no ICBAS também houve "Praxe de Integração". Não conheço ninguém que não a recorde com saudade.

Infelizmente agora andam lá a pintar os caloiros... Que bestas!